sábado, 7 de março de 2015
Planejamento
Em cada época da nossa vida, alguns temas e assuntos nos chamam mais a atenção.
No meu caso, esse tema é o planejamento.
Mas como tudo na vida para planejar é necessário uma base, um começo.
Vamos entender melhor isso...
O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro e reavaliar todo o processo visualizando o destino. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos. Segundo Wikipédia.
Preparar Etapas. Segundo o dicionário.
E deixo um texto bíblico para reflexão:
Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?
Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele,
Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.
Lucas 14:28-30
Um papel e uma caneta, um notebook, tablet, celular, agendas, agendas online, aplicativos são tantas opções de objetos para nos auxiliar nisso, mas as vezes a ansiedade ou falta de percepção da realidade por conta da correria do dia-a-dia não nos atentamos para a falta de planejamento e as suas consequências.
As vezes o mercado dita suas ações, as vezes o bombardeio de informações, a cobrança e a pressão de tantas responsabilidades,a falta de tempo e outras vezes a preguiça e o fato de achar que é perda de tempo parar um pouco para refletir.
Outro dia eu estava no metrô e li uma frase: Sem pressa São Paulo.
Aqui por ser metrópole é uma correria, as pessoas mal comem, mal dormem, mas quem sai da caixinha um pouco, percebe que a vida aqui pode ser diferente.
Porém se você mora no interior onde tudo é mais tranquilo, também precisa saber o que fazer para que a vida não passe em vão.
Então vamos lá, tire 10 minutos, um dia, uma semana, mas avalie onde está e onde quer chegar.
O que? Onde? Quando? Como?
Com um passo de cada vez e fazendo o trabalho de forma séria, por que afinal é sua vida!
Faça perguntas a si mesmo, questione se está feliz e se está onde sonhava.
Melhor ainda, Sonhe!!! Quando isso é planejado a chance de se tornar realidade é muito maior!
As consequências de atos não planejados são severas na maioria das vezes e claro que não se pode generalizar e sei que um pouco de ação e impulsividade pode fazer as coisas irem para frente.
Mas, mesmo os impulsivos e criativos, quando aliam isso a uma estrutura bem definida conseguem resultados melhores.
E ai pensamos na sabedoria que há no ditado popular:
Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje!
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário